sexta-feira, 18 de março de 2011
Imagem retirada do site flickr.com.
     Hoje, a justiça francesa indiciou a Air France, principal compainha aérea da França, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pelo acidente aéreo ocorrido em 31 de maio de 2009 durante o voo 447, que realiza a rota Rio de Janeiro-Paris. A decisão foi anunciada às vésperas do início da quarta fase de buscas, para procurar as caixas-pretas do Airbus A330, em uma zona que ainda não foi explorada, esta abrange uma aréa corresponde a 10 mil quilómetros quadrados. O Escritório de Investigações e Análises (BEA), organismo responsável pelas investigações técnicas do acidente, considera que uma falha nos sensores de velocidade, Pitot, do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas a BEA acredita que só terá uma explicação definitiva da tragédia com a localização das caixas-pretas. Fonte de informações: aeromagazine.uol.com.br/noticia/homicidio-culposo8787/.
Imagem retirada do site telegraph.co.uk.
     Depois de dois anos, finalmente, a justiça francesa indiciou a Air France por homicídio culposo pelo acidente ocorrido com o voo 447, apesar que, ainda não foi montado nem duas peças desse quebra-cabeça. Isso ocorre porque as investigações de um acidente como esse demoram e ainda temos muitas possibilidades , nas quais algumas delas só serão descartadas quando as caixas-pretas forem encontradas, talvez nessa quarta fase de buscas, o que é muito difícil pois já fazem dois anos que ocorreu o acidente. Com a caixa-preta é possível descartar um atentado terrorista, ou confirmar o acontecimento e ter um grande avanço nas investigações. Além disso elas ajudam muito, já que todos os diálogos se encontram nela podemos saber com detalhes o que ocorreu  no voo facilitando as investigações.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Imagem retirada do site voegol.com.br.
     No mês de fevereiro deste ano o volume de passageiros transportados no mercado aéreo doméstico brasileiro sofreu um aumento de 9,34% em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta também aumentou em 13,31%. Mesmo a tendência de crescimento se mantendo, a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010, onde caiu de quase 71% para 68,48%. A mesma coisa aconteceu no mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta aumentou 13,28% assim como a demanda, que foi de 12,19%. Por isso, a taxa de ocupação nas rotas internacionais baixou de 75,35% para 74,62%.
Imagem retirada do site revistaflap.com.br.
     As lideranças ficou com as seguintes empresas: no setor doméstico a Gol/Varig liderou com 39,77%, logo em seguida vem a TAM/Pantanal, que ficou próximo com 39,59% de participação, depois vem a Azul com 7,96%, a Webjet com 5,89%, e na casa dos 2% ficou a TRIP e a Avianca. No setor internacional, disputa entre as empresas brasileiras, a TAM se manteve na liderança com uma diferença relativamente grande, ela ficou com 85,85% do mercado, depois vem a Gol/Varig com 12,92%, e a Avianca com 1,22% em terceiro. Fonte de informação: revistaflap.com.br.

Imagem retirada do site noticias.uol.com.br.

     Essa diminuição na taxa de ocupação está totalmente relacionada a desconfiança do povo brasileiro para com as nossas empresas aéreas. O povo brasileiro não se esqueceu que antes da última crise mundial, a gente era tratado como mercadorias pelas empresas aéreas brasileiras. Até hoje quem viveu momentos de abondonos em aeroportos, onde eramos tratados como bichos pelas empresas, sem direitos, ou até com direitos mas todos descompridos, vai ficar com um pé atrás na hora de comprar uma passagem para viajar. Vai ficar marcado para sempre na vida dessas pessoas, os momentos deitados em cadeiras dos aeroportos, ou até mesmo no chão, vai ficar marcado na vida de quem esperava, vários dias, um avião em aeroportos de um país extrangeiro sem conseguir se comunicar nem com uma mosca, a principal companheira de um abondonado. Hoje, essas empresas pagam pelo descaso com os seus passageiros num passado muito recente que vai ficar marcado na vida dos brasileiros para sempre.
terça-feira, 15 de março de 2011

Imagem retirada do site asialynx.com.

     A China lançou ontem, segunda-feira, o seu mais novo produto, agora na aviação, que promete incomodar as outras fabricantes de aviões. Um modelo em menor escala do C919, avião comercial chinês que está em desenvolvimento, foi apresentado pela primeira vez na Exposição de Conquistas Científicas, esta aconteceu em Pequim. O primeiro voo do modelo chinês está agendado para o ano de 2014 e está previsto a sua entrada no mercado no ano de 2016. A Corporação de Aviões Comerciais da China, que é a empresa que vai fabricar os aviões, disse que está previsto a venda de 2.000 unidades apenas nos primeiros 20 anos. Segundo a Boeing, o tráfego aéreo chinês irá crescer 7,6% nas próximas décadas.

Imagem retirada do site skyscrapercity.com.

     Por vir de um país conhecido por vender produtos "ching ling" e também por ser uma novidade, poderemos ver muita desconfiança por parte das companhias aéreas e das pessoas no começo a respeito do C919, por isso nos primeiros anos a empresa chinesa fabricante desse avião deve tomar todo cuidado para que não haja nenhum acidente com esse modelo. Do contrario, todas as outras marcas fabricantes de aviões mais importantes, como a Embraer, a Boeing e a Airbus, vão cair em cima da empresa, assim como já foi feito com o acidente não muito grave do airbus A380 da Qantas. Ao ver a imagem do modelo chinês podemos ver uma grande semelhança com os aviões fabricados pela Airbus, e isso deve incomodar um pouco a fabricante que está no mercado a mais tempo.
Semelhanças:
  • Frente agressiva;
  • Leme igual;
  • Visor do piloto;
  • Bico arredondado;
  • Turbina.

Fonte de informações: aeromagazine.com.br
segunda-feira, 14 de março de 2011
     Depois de um "feriado prolongado" nós voltamos e a partir de amanhã nós vamos trazer para você uma reportagem por dia. Nós pedimos desculpas pela falta de postagens. E em 2011 o avibrasil vai voltar com todo vapor, denunciando, críticando, alertando e comentando tudo que acontece na aviação brasileira e do mundo.
                                                        

                                         ESTAMOS DE VOLTA

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco