terça-feira, 10 de julho de 2012

     Essa semana a verdade sobre o voo AF 447 foi revelada, porém ela traz uma revelação assustadora.



     Enfim, o fim de três anos de espera! Porém, a verdade do voo AF 447 ao mesmo tempo que é consoladora, ela se torna assustadora, isso porque o acidente com o A330 da Air France mostra que as empresas ainda não aprenderam que a economia na aviação pode ser fatal, assim como foi a três anos atrás, onde a falta de investimento na preparação dos pilotos fez com que eles acabassem errando e deixando de salvar centenas de vidas.


     O relatório final da BEA, um tanto quanto pacificador, não quer apontar suspeitos e causas, porém, segundo ela, quer apontar soluções. Contudo, mesmo com esse objetivo, a conclusão do acidente mostra sim o verdadeiro culpado, que, nesse caso, não foram apenas os pilotos, como dizia a Air France, porém ela também estava por trás disso, pois não formou seus comandantes de forma adequada.

     A falta de treinamento dos pilotos, foi esse o enfoque do veredito final, mostrando que, na verdade, ao culpar os pilotos, a Air France já sabia de sua culpa, sendo ela a responsável por gerar os erros que fizeram seus tripulantes derrubarem o A330. Está mais do que claro, não sou eu que estou dizendo, porém o relatório, onde se afirma que os pilotos não estavam preparados para assumir a aeronave em altas altitudes, e lidar com situações de estol.

     A prova da ignorância dos pilotos, no sentido de não entenderem o que estava acontecendo, é que um deles disse, nos últimos instantes da gravação, que não acreditava no que estava acontecendo, que eles iriam colidir. Ou seja, em nenhum momento da queda, eles perceberam que estavam caindo, porque, novamente, não foram treinados para o caso dos indicadores de velocidade não baterem as informações.

     A grande verdade é que, se os pilotos tivessem recebido o devido treinamento, o que não foi lhes dado pela companhia, eles teriam plena capacidade de retomar o avião da situação de estol, ou até, não teriam entrado nessa situação. Claro que a Air France não é a única culpada, pois num acidente de avião, vários fatores são os seus causadores, porém ela possui uma grande parcela dessa culpa. Por fim, esse acidente nós serve, não para culpar, mas para refletir e achar soluções, assim como foi feito no relatório final.

Por: Flávio Magalhães Filho

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco