terça-feira, 17 de março de 2015

     "Uruguay vuelve a tener alas", esse é o slogan da sucessora da Pluna Líneas Aéreas.

     Caros leitores, hoje venho falar sobre uma empresa pela qual tenho muita simpatia e que em breve espero ver voando por aí. Venho falar sobre a Alas Uruguay, que será a sucessora da Pluna. Para quem não se lembra da Pluna, ela foi uma empresa aérea uruguaia cujas operações infelizmente terminaram em 2012. Ela havia sido fundada em 1936 e teve sua história relacionada à Varig, que se tornou uma das suas principais acionistas com a sua privatização. Entretanto, não vamos nos aprofundar na história da Pluna, nos concentremos na Alas.

     A ideia de criar uma sucessora da Pluna partiu dos seus próprios ex-funcionários, que em 2013 anunciaram a Alas-U. As operações começariam no fim do mesmo ano com aeronaves semelhantes as que eram utilizadas pela aérea falida, os CRJ900. Entretanto, em outubro do mesmo ano, os funcionários resolveram mudar o nome para Alas Uruguay e a promessa de começar as operações até o final do ano não foram cumpridas.

     Cerca de um ano se passou e em outubro de 2014 a empresa foi oficialmente apresentada no Aeroporto Internacional de Carrasco. Na ocasião estava o presidente do Uruguai, José Mujica, e importantes autoridades do governo. Posteriormente, a empresa foi apresentada em Feiras de Turismo e em novembro do ano passado já se conhecia sua primeira aeronave.

     Era um 737-300 da Ukraine International Airlines. No começo de 2015, o Boeing já se encontrava em Porto Alegre para receber a pintura e a identidade visual da nova aérea. Enquanto isso, a Alas Uruguay continuava a ser apresentada em eventos e já treinava e capacitava tripulantes e funcionários. Foi então que, na semana passada, chegou em solo uruguaio o tão aguardado 737 da empresa.

     A primeira aeronave da frota chegou no dia 11 de março e um segundo 737-300 deve chegar em menos de um mês. Elas possuem capacidade para transportar 132 passageiros e a empresa pretende operá-las em voos para Buenos Aires, Santiago, Córdoba, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo, todos partindo de Montevidéu.

     Mesmo recebendo seu primeiro avião, infelizmente a Alas Uruguay ainda não tem data para começar a operar voos. Segundo a imprensa do Uruguai, os processos de certificação ainda estão rolando. O que é uma pena, pois será muito bom ver novamente uma aérea com a bandeira do Uruguai voando pelos países da América do Sul! Espero que em breve já possamos ver as aeronaves da Alas recebendo e transportando passageiros, e desejo muita sorte e bons ventos para a novata com jeito de veterana. Sucesso, Alas Uruguay!

Informações:
http://www.aeroentusiasta.com.br/posts/477
http://www.elobservador.com.uy/noticia/300130/el-primer-avion-de-alas-uruguay-llega-este-miercoles-a-montevideo/
http://www.alasuruguay.com.uy/pt-br/
http://es.wikipedia.org/wiki/PLUNA
http://es.wikipedia.org/wiki/Alas_Uruguay
https://twitter.com/alasuruguay

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco