sexta-feira, 1 de maio de 2015

     Conheça hoje a história de um acidente que mudou radicalmente os procedimentos de voos no inverno.


     Volte para 13 de janeiro de 1982, o dia em que uma forte nevasca atinge a capital dos Estados Unidos, Washington. Nesse dia, o principal aeroporto de voos comerciais da cidade permanece fechado por quase duas horas. Só depois de uma melhora no tempo, o Washington National Airport é reaberto e a neve retirada da pista para reiniciar as operações.

     O tempo que o aeroporto ficou fechado acabou atrasando muitos voos, o Air Florida 90 é um deles. A aeronave que irá realizar esse voo é um Boeing 737-200 procedente de Miami, que agora deverá seguir para Fort Lauderdale, com escala em Tampa. Com a liberação da pista, o 737 passa pelo procedimento de degelo (de-icing) e segue para realizar a decolagem de volta para o estado da Flórida.
     O movimento no aeroporto agora é intenso, todos os voos atrasados estão taxiando para a pista principal. Com isso, uma fila enorme de espera para decolagem se forma e os voos agora esperam sua vez para partir. Ao receber autorização para a decolagem, o 737 se direciona para a cabeceira da pista e inicia os procedimentos padrão.

     Durante o rolamento na pista, a aeronave já apresenta um comportamento estranho, pois o motor não parecia estar com potência suficiente. Quando a aeronave decola, a situação só se agrava, ela tem dificuldade para manter sustentação e ganhar altitude. O manche começa a tremer avisando que o avião estava perdendo sustentação (stall), então os pilotos abaixam a frente para acabar com o stall, mas a aeronave continua caindo. Então eles aumentam a velocidade, mas era tarde demais, o avião não tem altitude suficiente e cai no Rio Potomac.

     Inicia-se agora um processo de resgate, mas apenas seis passageiros conseguiram emergir dos destroços com vida. Desses seis, apenas cinco são salvos. Os investigadores então começam a procurar pistas que expliquem o acontecido e descobrem uma série de erros humanos cometidos pelos pilotos. O acidente do voo 90 da Air Florida deixa muitos ensinamentos e tornam os procedimentos mais rigorosos para voos operados no inverno.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco